1 de outubro de 2013

Gondramaz

No regresso a casa vindos de Casal São Simão efectuamos paragem na Aldeia do Xisto de Gondramaz. Esta aldeia do concelho de Miranda do Corvo é porventura a de mais fácil acesso tomando como ponto de referência a cidade de Coimbra. Se a quiser visitar, em Miranda do Corvo deve seguir as indicações de Meãs, depois Chapinha e por fim as indicações de Gondramaz. Apesar de sinuosa têm acesso em estrada de alcatrão, e chegando à aldeia terá um largo onde estacionar facilmente o carro.

Devido à facilidade de acessos foi a ocasião oportuna para apresentarmos aos nossos pais uma destas aldeias.


Apresentou-se como uma aldeia bastante bem preservada, cheia de recantos desde lavadouro, capela, miradouros, esculturas de um habitante local, lojas de artesanato e até um restaurante. Por ser domingo as portas estariam fechadas, pelo que aconselhamos uma ida em outro dia.

Para mais informações, ver http://www.aldeiasdoxisto.pt/aldeia/3/5/98 e http://www.aldeiasdoxisto.pt/detalhepercurso/63/5/69/1737/10. Apesar de não termos conhecido o alojamento fica aqui para algum interessado - Pátio do Xisto http://www.patiodoxisto.pt/




Quem quiser ir um pouco mais além sugerimos o percurso até ao Penedo dos Corvos. Seguindo as indicações do PR2, alguns metros após sair da aldeia terão a indicação do Penedo e respectivo trilho devidamente marcado que apresenta-se à direita. Apesar do sobe e desce constante e do cuidado necessário devido ao risco de queda, poderão após cerca de 20 min de caminhada ter uma espectacular vista sobre o vale, e ainda apreciar uma cascata de dimensão considerável. Aventurem-se, é um pequeno esforço por uma boa recompensa.



Este caminho constitui-se como uma derivação ao Caminho do Xisto de 5,6 km que segue os passos dos antigos moliceiros que o percorriam para aceder aos moinhos de água existente na base do maciço onde se ergue Gondramaz. É um trilho linear, que termina na aldeia da Chapinha e encontra-se condicionado nos meses de inverno e dias de precipitação http://www.aldeiasdoxisto.pt/detalhepercurso/63/5/69/1973/35 .

Em suma, uma bonita e preservada aldeia para quem quiser iniciar-se nos caminhos do Xisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário