1 de outubro de 2013

Aigra Nova

Aigra Nova constitui-se como uma aldeia consideravelmente maior que a Comareira, distando desta cerca de 3 min de carro e 10 a pé. Com bastante vida, quer proporcionada pelos locais que a habitam todo o ano e desenvolvem as suas actividades de pastorícia e agricultura  quer pelos visitantes atraídos pela Loja de Xisto existente com inúmeros produtos locais, pela sede da Lousitânea onde poderá visitar o Eco-Museu Tradições de Xisto-Cultura onde de uma forma sucinta e organizada é possível compreender as rotinas e as tradições das populações que habitaram em numero considerável estas aldeias assim como o Eco-Museu Tradições de Xisto-Ambiente sobre as particularidades naturais que revestem esta região.

À entrada da aldeia um pátio convida-vos a apreciar o vale que estende-se desde o alto do Trevim até as ribeiras lá abaixo...

Na aldeia terão certamente a possibilidade de encontrar dois dos seus famosos anfitriões, o "Freddy" (de pelo branco e pertencente a um dos habitantes) e a "Bonita" (de pelo castanho "da aldeia"). Na loja da aldeia certamente que a "Bonita" vai procurar entrar ou se como nós fizerem os trilhos que vos ligam à próxima aldeia de Aigra Velha terão a companhia destes "guias" mais que experientes. Se eles vos acompanharem não se preocupem que encontrarão o caminho de regresso a casa ou poderão ficar a guardar-vos na Comareira.


Nesta aldeia, como em todas as outras as aldeias de Góis e no Candal poderão no final do mês de Setembro ouvir os ecos das bramas dos veados. Ao cair do dia e noite não se admirem ao ouvir a vocalização dos machos para conquistar o seu território e a possibilidade de procriar. Enquanto os veados mais velhos bramam de uma forma mais continua e grave os mais novos terão uma brama menos agressiva. Pelo meio, poderão ter a sorte de escutar o som das hastes dos veados machos embater na luta pelo "sou o mais forte". Em outras alturas também serão interrompidos pelo barulho dos motores das pás eólicas quando mudam a sua posição para ficar ao favor do vento... :-)

Por esta altura a Lousitânea promove uma caminhada nocturna com um guia para escutar este momento único na natureza. Sim, saímos para a floresta às 23:00 e regressámos ás 03:00 da madrugada. Nada que uma noite amena de fim de Verão e lua cheia não faça tolerar... Obviamente aconselhamos a fazer esta actividade só na presença de um guia, mas mesmo que fiquem nas aldeias serão capazes de escutar a Brama.


Sem comentários:

Enviar um comentário