A nossa aventura nos caminhos das Aldeias de Xisto começou inesperadamente. Num fim-de-semana em Maio de 2012 decidimos visitar as "famosas" aldeias da Serra da Lousã, sobre as quais tínhamos ouvido bons comentários, mas não sabíamos o que esperar. Assim, planeamos ficar na Pousada da Juventude da Lousã, contudo nessa data estava lotada...então as nossas pesquisas de alojamento levaram-nos até à aldeia do Talasnal - à casa Princesa Peralta.
O caminho até à aldeia foi intenso, uma vez que a estrada é em terra batida com bastante pedra e a chuva tornava-o ainda mais escorregadio e com lama, e o nosso pequeno automóvel queixava-se por todos os lados!
Contudo, após uns momentos de ansiedade, chegámos ao destino e se quiserem "repetir", aqui ficam as indicações:
"Na Lousã, seguir ao longo do caminho-de-ferro, quando chegar
ao fim do piso novo de alcatrão fazer a curva à esquerda. Cerca de 50 metros à frente, encontra uma outra
estrada, devendo virar novamente à esquerda. Após 100 metros encontra a placa a indicar Casa Princesa
Peralta e Aldeias do Xisto. Inicia-se aqui o percurso serrano.
Assim,
cerca de 6 km depois (3,5 km em alcatrão e o resto em terra batida), encontra do
lado direito a casa do guarda-florestal. Após 100 metros encontra a estrada para
Casal Novo e Talasnal. A primeira aldeia, que passa despercebida uma vez que é
em anfiteatro em relação à estrada, é o Casal Novo e cerca de 3km depois chega
ao Talasnal. Aqui deve dirigir-se à parte mais baixa, onde existe um parque de
estacionamento."
Quando chegamos ao Talasnal ficamos logo deslumbrados e com muita vontade de explorar a aldeia, um local tranquilo, muito bonito, com casas e ruas pitorescas e com paisagens magnificas! Já na casa Princesa Peralta, fomos muito bem recebidos e explicaram-nos a história e o desenvolvimento das Aldeias de Xisto e as actividades que podíamos desenvolver durante a nossa estadia.
Para mais informações sobre o alojamento: http://casaprincesaperalta.com/casa.htm
Uma vez que não estávamos "preparados" para a inexistência de mercearias na aldeia e não tivemos coragem de voltar a fazer o percurso de carro até à Lousã pela estrada terrorífica de terra batida e pedras, decidimos aventurar-nos a pé, pelos trilhos marcados até à cidade, em busca de mantimentos. Primeiro, visitámos os recantos da aldeia do Talasnal, onde descobrimos várias casas recuperadas, tanto de turismo rural como segunda habitação e conhecemos o famoso restaurante da Ti Lena!
Depois, iniciamos o percurso até à cidade e desde aí "apaixonámos-nos" pelos percursos pedestres e tornamos-nos nuns caminheiros de Xisto, cujo objectivo é conhecer todas as aldeias de Xisto identificadas! Mas, voltando ao nosso trilho Talasnal-Lousã, descemos em direcção à Central Hidroeléctrica (ver foto abaixo) onde se pode ver uns sapos por ali e continuamos até chegar ao Castelo e seguimos em direcção à Lousã para nos abastecermos.
Foi um percurso ligeiramente difícil, mas se tiveram alguma resistência física e flexibilidade, aconselho porque é uma experiência única de contacto com a natureza!
Após uma breve visita na Lousã, voltámos a fazer o percurso inverso, bem mais difícil porque desta vez tivemos de subir a Serra até à aldeia. Neste trajecto pudemos conhecer a Nossa Senhora da Piedade e a história da partilha da santa entre as pessoas das aldeias e da cidade, a bonita praia fluvial e o restaurante o Burgo, com pratos característicos da zona.
O percurso foi bem mais rápido porque já estava a escurecer, prestes a chover e tivemos de apressar o passo e encurtar caminho pelo percurso PR 2.1 (ver abaixo) que rapidamente nos levou à aldeia do Talasnal. Se as vossas pernas e o tempo permitirem então permaneçam no PR 2 que vos levará ao Casal Novo e daí ao Talasnal. É um percurso com paisagens sobre o Talasnal únicas, e que convidamos a ler no post seguinte.
Mas voltando ás aventuras deste dia, a Serra da Lousa teria guardada para nós um dos seus momentos inesquecíveis. Apesar da ameaça de chuva que perseguiu-nos todo o caminho, foi no momento em que tirávamos os casacos da caminhada que começamos a sentir aquele "plic...plic...plic plic plic" da chuva a começar bater nas janelas e telhas da "nossa" Casa Princesa Peralta perante o conforto de uma lareira para nos aquecer.
Talasnal: Um local que aconselhamos a todos que queiram desfrutar da tranquilidade da natureza e o conforto e amabilidade das aldeias de Xisto.
Na foto abaixo podem ver o mapa de algumas das Aldeias de Xisto que irão ser referidas aqui na nossa página, à medida que as formos visitando todas! E para mais informações adquiram o livro Aldeias de Xisto da editora foge comigo!, ou visitem o site: http://www.aldeiasdoxisto.pt/